Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é o ramo de conhecimento da contabilidade que tem como preocupação primordial a geração de informação para o processo de tomada de decisão e também com os procedimentos de mensuração de desempenho da organização. Por se tratar de uma área ampla e de extrema importância, trabalhamos com quatro principais metodologias de abordagem, sempre buscando estarmos alinhados aos objetivos do cliente.
 
  1. Custos:
A contabilidade de custos integra a contabilidade gerencial, cujo objetivo é gerar informações úteis à gestão das empresas para definição do melhor método de custeio. Através da implementação de um sistema de custeio é possível informar qual a rentabilidade gerada por um produto, grupo de produtos, vendedor, representante, cliente, região ou unidade de negócio. A Sincros implanta desde o custeio por Absorção, largamente utilizado para o atendimento ao Fisco, até ao Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC), variação mais recente do ABC com forte aplicação em ERP’s.
 
Balanced Scorecard:
Consiste basicamente na criação de indicadores de gestão sob ponto de vista do cliente, da área financeira, da produção e do aprendizado contínuoEstas quatro abordagens permitem um modelo de gestão centrado nas grandes áreas organizacionais: financeiro, produção, mercado e recursos humanos. Através da aplicação do Balanced Scorecard é possível alinhar a visão da empresa com as metas e objetivos atuais, sempre monitorando os indicadores para garantir o direcionamento correto.
 
Orçamento Empresarial:
A descentralização oriunda do crescimento da organização é inevitável. A construção de um modelo de orçamento empresarial que represente o planejamento financeiro contribui fortemente para a visualização da necessidade de gastos em cada área da empresa. A tecnologia atual permite a elaboração de orçamentos que funcionam como simuladores das atividades operacionais e de investimentos da empresa, permitindo simular, com a dinâmica que o mercado exige, os diversos cenários que a empresa pode se deparar, demonstrando o resultado econômico e financeiro para cada cenário e auxiliando no processo de tomada de decisãoA Sincros atua desde a definição da estrutura de centros de custos e adaptação do sistema contábil, na elaboração do modelo de orçamento, seja ele elaborado em planilha eletrônica ou desenvolvido no ERP da empresa, até às reuniões de avaliação dos resultados e construção da cultura de planejamento na organização.
 
Preço de Transferência:
É fácil entender que o desejo de todo empresário é que os funcionários gerenciem as áreas de sua responsabilidade como se a empresa pertencesse a eles. Antes de isto ser um problema cultural, é um problema informacional. A grande dificuldade encontrada é definir o resultado de cada área da empresa. Apesar da relativa facilidade em se levantar os gastos, o estabelecimento das receitas de cada área pode se tornar tarefa árdua e carregada de subjetivismos. A Sincros utiliza do conceito de Preço de Transferência para definir o resultado de cada área da empresa, seja ela uma área interna de prestação de serviço as outras áreas, ou uma unidade de negócio que produz para outras unidades de negócio da corporação. Atuamos na definição das áreas a serem medidas, os direcionadores de receita a serem utilizados, no conceito de preço a ser utilizado e na preparação do sistema contábil gerencial para a apuração dos resultados de cada área.